quinta-feira, 28 de junho de 2007

huff???

A reserva federal americana manteve a taxa de juro nos 5,25%. Já era esperado.
Mas o ponto alto foi:

"As leituras da inflação ‘core’ [que exclui os custos com alimentação e energia] têm melhorado modestamente nos meses recentes" de acordo com as declarações do comité de governadores, que ainda assim advertiram que "a moderação sustentada das pressões inflacionistas ainda tem de ser convincentemente demonstrada".

No mínimo críptico.

4ª a 'fundo'

JF Hong Kong (USD) Fund

A praça de Hong Kong regressou à ribalta nas últimas semanas, depois do governo chinês avançar para a já há muito prometida liberalização do investimento em títulos estrangeiros, quer por parte de investidores chineses, quer por fundos, institucionais ou não, embora até um limite máximo de 50%.
A medida, que visa essencialmente reduzir drasticamente a liquidez dos mercados internos chineses (Shangai) e assim evitar a já muito propalada bolha especulativa chinesa.
Conhecedores da transparência da bolsa de Hong Kong, e da popularidade do índice Hang Seng, os analistas juntaram 2 com 2 e facilmente chegaram à conclusão que esta medida do governo chinês irá promover a liquidez no mercado de Hong Kong.


Para além desta situação há que realçar o bom momento das economias emergentes asiáticas e o facto cada vez mais confiável de que não se registará um hard landing (desaceleração brusca no crescimento) nos Estados Unidos, facto determinante para as exportações asiáticas continuarem a bom ritmo.

A propósito de uma informação que não consegui dar correctamente no último programa... Pinhão Manso!

O pinhão manso é uma planta oleginosa, que produz muito mais biodisel que qualquer outra.
Por isso a MARTIFER, apostou em parcerias com empresas e universidades brasileiras no sentido de explorar o negócio.

Podem obter mais informações sobre o assunto nos seguintes links:

http://www.pinhaomanso.com.br/

http://brasilbio.blogspot.com/2007/06/cresce-investimento-de-pinho-manso-no.html

http://brasilbio.blogspot.com/2006/10/pinho-manso-cultura-deve-substituir.html

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2007/06/13d.htm


A MARTIFER está ainda noutra corrida - A Energia Nuclear

Ver link abaixo e comentar:

http://semanal.expresso.clix.pt/2caderno/economia/artigo.asp?edition=1789&articleid=ES246500

terça-feira, 26 de junho de 2007

Rúbrica MarketRUM Fundos Pedidos - Programa 1 de Julho



Para ficar a saber mais de um determinado Fundo de Investimento, deverá colocar um comentário neste Post, sendo que semanalmente a equipa do MarketRUM realizará a sua análise detalhada no programa. Os comentários deste Post serão alvo de análise no programa a ser transmitido no próximo Domingo, dia 1 de Julho.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

3,08 mil milhões de euros - parte 2?

Kohlberg Kravis Roberts & Co (KKR), uma empresa de "private equity" norte-americana, está a planear dispersar o seu capital em bolsa, seguindo o exemplo dado por outra "private equity", a Blackstone, cujas acções se estreiam hoje na bolsa de Nova Iorque.

Segundo o "The Wall Street Journal", a companhia de "private equity", que se tornou famosa pela aquisição da RJR Nabisco nos anos oitenta, está a planear a sua própria oferta pública inicial (IPO).

fonte: Jornal e Negócios

3,08 mil milhões de euros

As acções da sociedade de "private equity" Blackstone vão entrar em bolsa a valer 31 dólares, o que avalia o grupo em 4,13 mil milhões de dólares (3,08 mil milhões de euros). A entrada em bolsa acontece hoje em Nova Iorque.

fonte: Jornal de Negócios

quinta-feira, 21 de junho de 2007

4ª a 'fundo'

SGAM Index Japan FH

O Japão continua a ter um desempenho aquém do esperado, dando assim continuidade ao sentimento de expectativa por parte dos investidores, que teimam, anos após anos, em esfregar as mãos sob o lema do ‘Este será o ano do Japão!’.
Entre Outubro de 2005 e Janeiro de 2006 o mercado accionista japonês deu mostras de pujança e vitalidade (visível no gráfico), mas o escândalo da Livedoor, no final de Janeiro do ano passado, deixou os investidores muito apreensivos.
Após 3 meses de altos e baixos, com volatilidades elevadas, chegou Maio, e o Japão corrigiu tal e qual todos os outros mercados a nível global.



Nikkei 225 vs Iene

Nos últimos meses o comportamento do principal índice japonês não tem decepcionado nem os mais entusiasmados com o mercado nipónico, mas a verdade é que os investidores portugueses têm quase todos uma exposição a este mercado com risco cambial. E desde Junho do ano passado, o iene já desvalorizou mais de 15%... ou seja, investidor no Japão em euros (com cobertura cambial) ou em ienes tem um retorno bem diferente.
No gráfico seguinte é possível observar o comportamento do mesmo fundo quando cotado em ienes, ou quando está protegido com cobertura cambial.





A questão do momento é saber quando é que o iene recuperará face ao euro dos valores mínimos históricos que tem batido consecutivamente. Algumas casas de investimento, como a Pictet, já aconselha o investimento em ienes há alguns meses, outras recomendam prudência, pelo menos até ao final do verão. O marketRUM recomenda prudência na moeda, e exposição moderada ao mercado do sol nascente, para não correr o risco de ficar de olhos em bico...

terça-feira, 19 de junho de 2007

Rúbrica MarketRUM Fundos Pedidos - Programa 24 de Junho


Para ficar a saber mais de um determinado Fundo de Investimento, deverá colocar um comentário neste Post, sendo que semanalmente a equipa do MarketRUM realizará a sua análise detalhada no programa. Os comentários deste Post serão alvo de análise no programa a ser transmitido no próximo Domingo, dia 24 de Junho.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

OPA à Benfica SAD!

Joe Berardo volta a atacar!

A Metalgest, sociedade detida pelo empresário Joe Berardo, acaba de lançar uma oferta pública parcial de aquisição sobre 9 milhões de acções da Categoria B da Benfica SAD, que representam 60% do capital da companhia. A oferta não é hostil, apurou o Jornal de Negócios online junto de fonte próxima do processo, o que dá a entender que o empresário madeirense informou a direcção da SAD benfiquista da sua intenção. Ver mais

quarta-feira, 13 de junho de 2007

4ª à 'fundo'

Invesco Asia Infrastructures

Com um comportamento exemplar nos últimos meses (que se estende desde Junho de 2006…) este fundo da sociedade gestora Invesco caiu no goto de muitos investidores.





Com um conceito interessante (acompanha todo o sector de infra-estruturas, desde materiais, construção, serviços financeiros e imobiliário…) este fundo aproveita agora um novo fulgor na economia americana, e, acima de tudo o desenvolvimento acentuado que se tem vindo a verificar nas várias regiões asiáticas.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Rúbrica MarketRUM Fundos Pedidos - Programa 17 de Junho



Para ficar a saber mais de um determinado Fundo de Investimento, deverá colocar um comentário neste Post, sendo que semanalmente a equipa do MarketRUM realizará a sua análise detalhada no programa. Os comentários deste Post serão alvo de análise no programa a ser transmitido no próximo Domingo, dia 17 de Junho.

segunda-feira, 11 de junho de 2007


Firmino Morgado, gestor da Fidelity e um dos grandes investidores da Bolsa de Lisboa, considera que o mercado accionista está "extremamente interessante", com histórias individuais de empresas muito boas. No entanto, quer ver mais cotadas portuguesas a expandirem-se além-fronteiras. EDP, Galp, Mota-Engil e Altri são bons exemplos.


Em entrevista ao Jornal de Negócios, o gestor diz que tem "vindo a reforçar na Galp, porque acredito que é uma óptima história de investimento" e afirma que não se "surpreenderia se, dentro de quatro anos, a capitalização bolsista da Mota-Engil pudesse atingir os cinco mil milhões de euros".

sexta-feira, 8 de junho de 2007

4ª a 'fundo'

JPMorgan Highbridge Statistical Mkt Neutral

Com os mercados perto de máximos históricos, a prudência é uma característica fundamental a ter em conta perante os mercados.
A expressão ‘estar neutral’ aplica-se quando não se tem perfeita noção de para onde caminham os mercados, mas não querendo com isso perder capital, ou tão pouco deixar de obter valorizações, mesmo que estas sejam naturalmente reduzidas.
O fundo hoje apresentado tem um comportamento histórico em momentos de incerteza e grande volatilidade de grande qualidade, como é possível ver pela forma auspiciosa como passou pelas quedas generalizadas de Maio de 2006 ou, mais recentemente nas do final de fevereiro último.



O fundo tem por base modelos estatísticos, e possui sempre de forma equilibrada posições curtas (que beneficiam de quedas de mercado) e longas (que beneficiam de subidas de mercado). Faz rebalanceamentos de carteira a cada 5min e beneficia muito da volatilidade que o mercado possa apresentar (como agora acontece).
O objectivo de rentabilidade anual deste fundo é de EONIA + 500 b.p., ou seja, qualquer coisa entre 8 e 9% ano.

terça-feira, 5 de junho de 2007

Rúbrica MarketRUM Fundos Pedidos - Programa 10 de Junho



Para ficar a saber mais de um determinado Fundo de Investimento, deverá colocar um comentário neste Post, sendo que semanalmente a equipa do MarketRUM realizará a sua análise detalhada no programa. Os comentários deste Post serão alvo de análise no programa a ser transmitido no próximo Domingo, dia 10 de Junho.

Seguidores