quinta-feira, 21 de junho de 2007

4ª a 'fundo'

SGAM Index Japan FH

O Japão continua a ter um desempenho aquém do esperado, dando assim continuidade ao sentimento de expectativa por parte dos investidores, que teimam, anos após anos, em esfregar as mãos sob o lema do ‘Este será o ano do Japão!’.
Entre Outubro de 2005 e Janeiro de 2006 o mercado accionista japonês deu mostras de pujança e vitalidade (visível no gráfico), mas o escândalo da Livedoor, no final de Janeiro do ano passado, deixou os investidores muito apreensivos.
Após 3 meses de altos e baixos, com volatilidades elevadas, chegou Maio, e o Japão corrigiu tal e qual todos os outros mercados a nível global.



Nikkei 225 vs Iene

Nos últimos meses o comportamento do principal índice japonês não tem decepcionado nem os mais entusiasmados com o mercado nipónico, mas a verdade é que os investidores portugueses têm quase todos uma exposição a este mercado com risco cambial. E desde Junho do ano passado, o iene já desvalorizou mais de 15%... ou seja, investidor no Japão em euros (com cobertura cambial) ou em ienes tem um retorno bem diferente.
No gráfico seguinte é possível observar o comportamento do mesmo fundo quando cotado em ienes, ou quando está protegido com cobertura cambial.





A questão do momento é saber quando é que o iene recuperará face ao euro dos valores mínimos históricos que tem batido consecutivamente. Algumas casas de investimento, como a Pictet, já aconselha o investimento em ienes há alguns meses, outras recomendam prudência, pelo menos até ao final do verão. O marketRUM recomenda prudência na moeda, e exposição moderada ao mercado do sol nascente, para não correr o risco de ficar de olhos em bico...

2 comentários:

Fernando Correia disse...

Devido às fortes desvalorizações que a moeda nipónica tem sofrido, o seu potencial de subida também tem vindo a aumentar. A médio prazo a tendência de verá ser de apreciação, movimento de subida que arrancará com se der início ao ciclo de subida de taxas de juros no país.

Rui Silva disse...

Nem de propósito, esta madrugada o iéne atingiu o valor mais baixo dos últimos 4,5 anos face ao euro... para quando a recuperação do iene?

Seguidores