segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Petróleo atinje os 130 dólares em Nova Iorque

Os preços do petróleo acentuaram os ganhos em Nova Iorque, seguindo a valorizar mais de 25%, com o plano do Tesouro norte-americano a levar os investidores a acreditarem num aumento da procura da matéria-prima.

in Jornal de Negócios

2 comentários:

Pontapé disse...

Boa tarde Senhores, gostava que pudessem esclarecer as pessoas sobre a comparação entre os valores preço dos combustiveis/preço do petroleo de agora e da última vez que o petroleo andou pelo cento e poucos dólares. Façam-no aqui no blogue, porque eu normalmente não ouço o programa, pelo menos em tempo útil.

BnP

Fernando Correia disse...

Viva,

Os preços de cobustíveis no nosso pais são encontrados de acordo com uma formula de cáluculo que inclui o preço da metéria-prima, transporte, distibuição e impostos.

A razão pela qual ajuste nos preços dos combustíveis não é imediata é porque combustivel que é entregue hoje às gasolineiras foi já comprado à 3 meses para entrega futura. Significa que hoje, as gasolineiras estão a fixar já com os produtores o preço do combustível para entrega futura.

Existe contudo uma relação entre o preço de crude "spot" que é o que vemos nos noticiários e neste momento se encontra nos 109 dólares e o preço para entrega a 3 meses, variando em regra os 2 no mesmo sentido mas com amplituides diferentes e nem sempre em perfeita sintonia.

Para além deste factor existe ainda a questão da inércia na baixa de preços por parte das gasolineiras e nas alegadas questões de cartel...mas isso será outra discussão...

Obrigado pela participação.

Seguidores