4ª a 'fundo'

Há 11 semanas atrás o exército turco ameaçou intervir na eleição do presidente turco, de forma a garantir a laicidade do estado. O mercado accionista de Istambul tremeu, e muitos temeram que o cenário até às eleições (no próximo dia 22) não apresentasse significativas melhorias.
Puro engano.
As sondagens têm mostrado que o AKP (de centro-direita) irá conseguir cerca de 40% dos votos, contra 20% do CHP (de centro-esquerda), principal partido da oposição, e 10% do MHP (partido nacionalista). A probabilidade de o GP (considerado pelos analistas como populista e demagógico…) ganhar assento parlamentar (apenas conseguido com mais de 10% dos votos) é muito reduzida, o que conferirá uma estabilidade governativa ao AKP, que lhe permitirá ter cerca de 300 dos 550 lugares no parlamento.
O mercado accionista já incorporou a previsão de estabilidade que permita ao governo dar providência às reformas já apresentadas, e um cenário de forte crescimento e diminuição da inflação que permitirá uma política de descida das taxas de juro por parte do seu banco central.

Os maiores riscos da eleição do próximo domingo advêm de uma votação surpresa no AKP.

Os maiores riscos da eleição do próximo domingo advêm de uma votação surpresa no AKP.
Se por um lado uma votação abaixo dos 35% pode promover o GP ao parlamento, a perca da maioria e a ingovernabilidade total (dificilmente o AKP poderá formar uma aliança com os restantes partidos…e correrá o risco de inclusive ter de lidar com uma união de todos os opositores!), a verdade é que uma votação acima dos 45% poderá dar ao AKP a maioria parlamentar de 2/3 que lhe poderá permitir mudar a constituição, nomear um presidente e, perante a inflexibilidade mostrada até agora pelo exército turco, lançar o caos no país, e nos mercados accionistas.
Em relação aos fundos apresentados, é visível um maior dinamismo do fundo do BNP Paribas (Parvest Turkey).
Em relação aos fundos apresentados, é visível um maior dinamismo do fundo do BNP Paribas (Parvest Turkey).
Se confia na maioria ‘saudável’ do AKP, então este será o fundo de eleição, caso ainjda tenha dúvidas, então muito cuidado, e talvez o fundo turco do HSBC seja um investimento mais descansado…
Sem comentários:
Enviar um comentário