quinta-feira, 1 de maio de 2008

Viva ao Brasil!

Ontem vivemos um daqueles momentos históricos que estupidamente ou por pura burrice não se destaca. Às vezes é complicado perceber algum do trabalho jornalístico que por cá se faz mas isso é outra conversa.

O que se passou? Brasil, o colosso emergente teve a confirmação de que é mais do que uma economia promessa.

S&P increased Brazil's long-term foreign currency debt rating to BBB- from BB+ after Latin America's biggest economy grew at the fastest pace since 2004 last year and foreign direct investment climbed to a record $34.6 billion. Brazil, once the world's largest emerging-market debtor, became a net foreign creditor for the first time in January as rising demand for the nation's metals, sugar and soybeans fueled exports. [+bloomberg]


Por outras palavras, o Brasil passa a emitir divida que aos olhos do mundo tem boa qualidade. Só países que são considerados bons pagadores, conseguem uma notação BBB, também conhecida por Investment Grade. Se a dívida emitida tem boa qualidade, o Brasil passa a pagar menos para pedir emprestado. Assim, é quebrado o ciclo vicioso monstruoso que não permite que os mais pobres deixem de ser pobres. Grande vitória de Lula, gigantesco passo para o Brasil.

1 comentário:

Fernando Correia disse...

A performance das empresas brasileiras nos últimos dois anos em especial já indiciavem um claro sinal que a economia Brasileira está a viver um bom momento. A notícia agora divulgada mostra que este país outrora visto como uma verdadeira terra de oportunidades está a voltar a desempenhar um papel de destaque na economia Mundial. É sem dúvida um local para estar investido, tal como a Equipa MarketRUM já tinha referido no início de 2007.

Seguidores