4ª a 'Fundo' - rubrica semanal
O mercado imobiliário, depois de um 2006 com bons resultados, parece ter esfriado. Com a desaceleração da economia americana a preocupar os investidores, e com consecutivas notícias desapontantes no mercado imobiliário americano (e óbvia degradação das sub-prime mortgages, empréstimos de risco nos EUA…) todos os mercados internacionais se têm ressentido, à excepção do asiático, onde o Outlook de crescimento para toda a Ásia, inclusive emergente, tem continuado a proporcionar bons retornos.
Nos últimos 12 meses, o retorno de qualquer um dos fundos apresentados tem sido bem simpático (superior a 20%), mas depois dos máximos registados em fins de Fevereiro, o caminho tem sido penoso.
A atenção do marketRUM volta-se neste momento para o Morgan Stanley Asian Property. O fundo já recuperou das correções de Fevereiro, mas a opinião generalizada dos analistas aponta para subidas sustentadas do imobiliário asiático.
Para os mais prudentes, uma exposição global a partir do Franklim Templeton Global Real Estate (muito menos arriscado) parece mais adequada.
1 comentário:
O investimento no segmento imobiliário, mesmo o indirecto (realizado através da aquisição de títulos de empresas do sector e não através de fundos imobiliários directos), é uma boa estratégia para diversificar uma carteira. O sector imobiliário Europeu ressentiu-se depois do mercado espanhol ter dado sinais que se poderia estar a criar uma bolha especulativa e a corrigir fortemente. Os fundos Asian Property estão a apresentar uma boa performance, fruto do efeito Jogos Olímpicos que se vão realizar na China em 2008, que estão a impulsionar empresas do sector de construção e obras públicas. O factor demográfico também não será de esquecer como factor dinamizador do imobiliário asiático e isto ainda se torna mais notório à medida que o poder de compra dos cidadãos chineses em especial aumenta e estes começam a ter mais apetência para comprar casa.
Enviar um comentário