segunda-feira, 30 de abril de 2007

A roleta Turca!





O mercado turco abriu hoje em alvoroço depois da tensão política promovida pela intervenção militar nos destinos do país…
O principal índice de Istambul abrir a cair mais de 8%, tendo acabado a sessão a recuperar para uma queda de 4%...
A moeda, a lira turca, que até andava em máxima em relação ao dólar, caiu mais de 2%.
Os investidores estrangeiros não deverão ver com bons olhos a intervenção militar na Turquia, e a entrada dos turcos na União Europeia também poderá ficar condicionada depois dos acontecimentos do fim de semana.

Estaremos na descida da roleta?




Outros artigos aqui e aqui.

domingo, 29 de abril de 2007

Mark Mobuis fala...

...e quem investe nos mercados emergentes deve ouvir!

Link Bloomberg Video.

Mesmo quando o senhor diz que está "very bullish" para a Turquia.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Investir na Ásia Emergente

Os mercados asiáticos, em especial os emergentes, são considerados por muitos analistas, e até por casas de investimento reconhecidas, como uma das zonas geográficas de maior potencial para os próximos meses. Nomes como Singapura, Taiwan ou Vietnam têm entrado cada vez mais nos investimentos dos portugueses, e o fenómeno deve fazer sentir-se ainda mais nos próximos tempos. No mercado português já é possível encontrar fundos de investimento de zonas específicas – Singapura, Malásia e até Indonésia têm conseguido boas performances.






Mesmo assim, a maior parte dos investidores procura fundos asiáticos mais abrangentes, quer em países, quer em sectores. Aqui ficam alguns (bons) exemplos:

Como é possível constatar, há para todos os gostos e feitios. Seguem-se os preferidos dos marketRUMers:

Fernando Correia – Invesco Asia Infrastructure

João Matos – Fidelity Funds Singapore A Inc

Nídio Amado – Pictet Asian Equities (Ex-Japan) Hr

Rui Silva - Invesco Asia Infrastructure
Bons investimentos!!!



quarta-feira, 25 de abril de 2007

Era uma vez uma OPA – parte II


O mercado português acordou hoje na ressaca do novo preço da OPA do BCP ao BPI, revisto ontem em alta pelo oferente, que subiu a parada de 5,70€ para 7,00€…

O mercado mostrou a Teixeira Pinto que por estes valores, ‘não obrigado’! Ao jeito da OPA que agitou o mercado há meses e que redundou numa não-desblindagem de estatutos, esta parece igualmente condenada ao insucesso. Para que não restassem dúvidas, o mercado chegou a valorizar na sessão de hoje o BCP em mais de 6%, mostrando sinais claros de que não havendo OPA, quem fica vulnerável (e não será pouco!) é o BCP, algo que só sai reforçado pela conjectura actual europeia, onde o Barclays está em vias de concretizar a fusão com o ABN-AMRO, fusão essa que chegou a ter o Royal Bank of Scotland e o Santander como potenciais interessados…
Quem sabe não será o BCP o senhor que se segue?

Seguidores